Mesmo iniciando o terceiro ano do ensino médio sem saber quase nada de redação, Geovana conseguiu mudar sua perspectiva.
Foto: Reprodução / Instagram
Estudante do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Feira de Santana, Bahia, Geovana dos Santos de Jesus, de 18 anos, alcançou 940 pontos na redação do Enem 2024, um ano após não conseguir fazer a redação na edição anterior e ficar com zero na pontuação.
"Em 2023 eu não consegui fazer a redação porque eu realmente não sabia. A professora de português da época até chegou a abordar pelo menos a introdução em algumas aulas, que foi apenas o que fiz na folha de rascunho, mas só."
Ela conta que durante os dois primeiros anos do ensino médio na sua escola não havia a matéria redação, existindo apenas outra cujo nome era PIT (Produção e Interpretação de Texto), porém não houve nenhum grande enfoque em redação durante esse período, o que, em sua visão, prejudica o preparo dos alunos para a prova. A tão importante aula de redação só entrou no horário escolar quando foi para o terceiro ano, mas pelo menos para ela, conseguiu suprir boa parte do que havia perdido nos anos anteriores.
"Fui do zero aos 940 pontos em um ano, tudo graças ao nosso professor de redação e português. Antes mesmo de irmos para o terceiro ano já sabíamos que se ele fosse o nosso professor, conseguiríamos aprender de fato. Um bom professor tem sua fama, né."
A jovem diz também que seu gosto por leitura desde pequena a ajudou bastante no processo de desenvolvimento de uma boa escrita, detalhe de grande peso no exame, porém não único.
"Meu forte é muito mais gêneros narrativo, escrever um texto dissertativo argumentativo é totalmente diferente de escrever um conto ou um romance, e esse é o ponto. Não adianta ter uma boa escrita geral, tem que saber a estrutura do texto, e que bom que o professor nos ensinou muito bem essa parte."
O resultado da redação de Geovana foi uma surpresa geral entre os familiares, assim como para a própria estudante, mesmo com um histórico de alta pontuação nas redações corrigidas pelo professor.
"Eu fiquei um pouco ansiosa na hora e acabei fazendo o que consegui lembrar, então quando vi a minha nota de 940 pensei que realmente fui melhor do que eu me lembrava de ter sido. Mas confesso que se não fosse pela ansiedade talvez eu conseguiria um pouco mais."
Conheça algumas obras de arte de Geovana:
Tags
Enem
Parabéns 👏👏
ReplyDelete